terça-feira, 20 de novembro de 2012

Desafio


Desafio (m. Acto de desafiar^1. Provocação.)
Em minha carreira já parei para pensar na palavra “desafio” e o efeito que ela tem sobre as pessoas.
Quando criança o desafio era uma provocação como o famoso “Quem for homem cospe aqui!”. Claro que a intenção era tirar a mão tão logo um deles cuspisse, para que o cuspe atingisse ao desafeto, estimulando, assim, o entrevero. Todos caiam na provocação e brigavam.
Hoje mais maduro a palavra desafio tem uma nova conotação “estimulo” e onde encontrar um desafio e um desafiante?
Nos corredores das empresas sempre ouço “Não aguento este trabalho de formiguinha”, “Que trabalho mais cansativo”, “Todo dia é a mesma coisa”, “Não estudei tanto para isso”, etc...
Acredito que essas pessoas nunca leram ou entenderam a fabula “A Cigarra e a Formiga” atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine, ou mesmo viram o desenho da Walt Disney, pois se tivessem entendido saberia a importância da formiguinha.
Mais um fato me chamou a atenção neste mesmo corredor e este fato se resume a um olhar diferente um olhar holístico e a vontade de fazer algo diferente e o que eu ouvi foi “Como melhorar o meu trabalho”, “Como tornar a entrega mais produtiva”, “Como evitar os erros mais constantes”, etc...
Isso chamou muito a minha atenção. E como gosto de ser estimulado também resolvi estimular “Quem for homem cospe aqui!”, não com esta frase mais teve o mesmo efeito.
Minha primeira ação foi entender o trabalho da minha “vitima” e aplicar a visão holística, após este dever de casa fui à caça e quando cheguei fui perguntando:
- Qual a meta para a entrega do seu trabalho?
- 95% em cima do volume do mês. Respondeu o provocado.
- Qual o seu rendimento? Provoquei mais uma vez.
- 94%.
- O que falta para você atingir 98%? Esta foi a cartada definitiva.
- Se as informações chegassem a mim sem muitos erros poderia melhorar o meu desempenho.
- Tudo bem, vamos verificar de onde vêm as informações. Você sabe qual a origem delas?
Claro que ela sabia e fomos para a fonte das informações e esta experiência rendeu ótimos resultados e varias descobertas, o que uma pessoa estimulada pode fazer é impressionante.
Vocês podem estar pensando estimular uma pessoa que quer fazer algo a mais é fácil, quero ver estimular o reclamão!
É ai que esta o “X” da questão, pois uma vez que você envolve a pessoa que quer fazer algo diferente e estimula para a visão holística do trabalho os “reclamões” são envolvidos no processo e isso se torna uma avalanche, pois todos querem fazer parte do novo.
Quando mais o tempo passa o equilíbrio dos 3Rs do profissional vai se modificando, anos atrás o ranking era: Remuneração, Recompensa e Reconhecimento. Hoje temos o seguinte ranking: Reconhecimento, Recompensa e Remuneração.

Paulo Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário